Você conhece a história do crochê?
- 20 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Para você que não sabe, crochê vem de um termo do dialético nórdico que significa gancho, exatamente referindo-se ao formato do bico da agulha onde os pontos são tramados e que também derivada palavra francesa "croc" de mesmo significado.

Alguns historiadores dizem que a técnica teve origem na pré-história e que a arte do crochê como conhecemos nos dias de hoje foi, foi desenvolvida no século 16.
A escritora e pesquisadora dinamarquesa Lis Paludan pesquisou sobre a origem da técnica na Europa e fundamentou algumas teorias, onde a mais provável seria de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do mediterrâneo e que posteriormente seguiu para a China e as Américas, porém, infelizmente não temos evidências concretas sobre onde exatamente a arte do crochê se originou.
Em meados de 1800 a francesa Eléonore Riego de la Branchardière publicou um livro com padrões desenhados por ela e que poderiam ser facilmente copiados. Este livro está disponível em domínio público e pode ser visto no site do arquivos.org (click no link).


Mas foi entre os ano de 1960 e 1970 que o crochê se popularizou. Foi o movimento Hippie que trouxe ele de volta com lindos acessórios e peças de vestuário e de lá para cá muitos artesãos se popularizaram e diversas grifes e lojas investiram pesado nas peças feitas a mão e que até hoje fazem o maior sucesso em qualquer canto do mundo!



A técnica do crochê tem diversas "subtécnicas", dentre elas o crochê filé ou filet, o crochê de grampo, crochê irlandês, crochê peruano e tunisiano, mas o que cada um deles faz fica para o próximo texto.
Esperamos que tenha gostado de aprender um pouco mais sobre esta técnica milenar e que isso tenha te dado ainda mais curiosidade de aprender sobre ela. Então, até a próxima postagem! ;)
Comentarios